Abrigo Mínimo: Usuário- Ambiente
ABRIGO: " Experiência e Expressão"- Um espaço para vivenciar e expressar as experiências vividas

No exercício "Abrigo Mínimo" do segundo semestre do curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo da USP de São Paulo, foi solicitado o desenvolvimento de um projeto de "abrigo mínimo" que atendesse às necessidades básicas de um determinado usuário. Este projeto visa a aprofundar o estudo das potencialidades do software Archicad, um programa BIM de objetos tridimensionais, importante ferramenta de representação de objetos arquitetônicos. Além disso, busca-se acentuar a compreensão de um projeto que é personalizado para um determinado usuário e para um determinado ambiente, levando às máximas consequências o que essas condições implicam no desenvolvimento do projeto.
Usuário:
Para a construção de um abrigo mínimo (que atenda as necessidades básicas do usuário tido em vista), escolhi como usuário um cadeirante, o que proporciona um esforço em adaptar todos os componentes do abrigo de acordo com necessidades específicas. O que me interessou muito em escolher esse usuário foi a possibilidade de proporcionar um conforto e benefícios obtidos diretamente da relação usuário-ambiente construído e projetado. As pesquisas para estre abrigo incluem normas da ABNT para acessibilidade, com um vasto número de recomendações necessárias.
Ambiente:
O ambiente escolhido foi o litorâneo, para possibilitar ao cadeirante um contato com a praia e a areia, o que é muito difícil, devido à locomoção em terrenos deste tipo. Baseando-se em um projeto realizado na praia do Leblon, por iniciativa da Prefeitura do Rio, pretendo projetar uma espécie de esteira (parte integrante do abrigo) que permita que o cadeirante movimento sua cadeira por cima desta, que por sua vez, está colocada sobre a areia.
Devido às dificuldades de movimentação, torna-se necessário uma praia com acesso para carros e uma faixa de areia não muito extensa para ser alcançada pela esteira mas também não tão estreita para que não acomodasse o abrigo. Escolhi a Praia da Joaquina, em Florianópolis, no estado de Santa Catarina, no Brasil. Esta praia localiza-se em Florianópolis, a capital com melhor índice de desenvolvimento humano segundo a ONU, em 2000. Sua geografia é constituída por várias enseadas, pontas, ilhas, baías e lagoas. As altitudes variam entre 400 e 532 metros. A temperatura média anual é de 21º. Assim, Florianópolis consegue ter um clima agradável e ambientes muito belos, como por exemplo a Praia da Joaquina, caracterizada por altas dunas e ondas muito altas. a praia tem local para estacionamento próximo da beira mar, o que possibilitaria acesso fácil.
Clima Florianópolis
Florianópolis apresenta as características climáticas inerentes ao litoral sul-brasileiro. As estações do ano são bem caracterizadas, verão e inverno bem definidos, sendo o outono e primavera de características semelhantes. É a quarta capital mais fria do país, ficando atrás apenas de Curitiba, Porto Alegre e São Paulo.
A média das máximas do mês mais quente varia de 26 ℃ a 31 ℃ e a média das mínimas do mês mais frio, de 7,5 ℃ a 12 ℃. A temperatura média anual está em torno de 21 ℃.[14] A temperatura mais baixa registrada na cidade foi de -2 ℃ em 1975 e a máxima foi de 39 ℃. Geadas não são frequentes, mas ocorrem esporadicamente no inverno. Devido à proximidade do mar, a umidade relativa do ar é de 80% em média.[carece de fontes]
A precipitação é bastante significativa e bem distribuída durante o ano. A precipitação normal anual para o período de 1911-1984 foi de 1521 mm. Não existe uma estação seca, sendo o verão geralmente a estação que apresenta o maior índice pluviométrico (Hermann et alii, 1986).
Elevadas precipitações ocorrem de janeiro a março, com média de 160 mm mensais, sendo que de abril a dezembro há pouca variação, com uma média em torno de 100 mm mensais. Os valores mais baixos ocorrem de junho a agosto.
Em 23 de Novembro de 2008 registrou-se o 15º fim de semana consecutivo com chuvas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Florian%C3%B3polis
PRAIA DA JOAQUINA, Florianópolis
Praia da Joaquina é uma praia oceânica da cidade brasileira de Florianópolis, ao leste da ilha de Santa Catarina, ao sul do Brasil. O ponto procurado por surfistas, já foi sede de alguns campeonatos mundiais de surfe.
A denominação da praia é recente, aparecendo pela primeira vez em mapas a partir de 1975. Até então, era chamada de praia do Campeche. A Praia da Joaquina pertence ao Distrito da Lagoa da Conceição e dista 15 km do Centro da Cidade de Florianópolis na direção nordeste. Possui 3.000 metros de extensão e sua largura varia de 8 a 70 metros. A Praia da Joaquina, ou Joaca, foi descoberto por surfistas, primeiro os brasileiros e depois os estrangeiros, a partir da década de 1970.
Joaquina é um dos lugares mais procurados por sufistas e esportistas em geral, todos os dias têm partidas de futebol na areia, futevôlei, corredores, etc. Além de contar com boa estrutura para banhistas, com sanitários, chuveiros, posto policial, salva-vidas, iluminação noturna, etc.
A praia da Joaquina é também conhecida pelo criativo "surfe sobre as dunas" ou Sandboard, uma variação do surfe tradicional e que acontece sobre as grandes e belas dunas que contornam a praia. A "Joaquina", como normalmente é conhecida, tem início no final da Praia do Campeche e seu término acontece na Ponta do Retiro.
Conta-se que o nome teria sido dado em homenagem a Dona Joaquina, moradora das praias do leste da ilha de Santa Catarina, que ensinava as outras mulheres do local a fabricar utensílio domésticos de linhas entrelaçadas, além de alimentar os pescadores que compareciam à sua casa.
Segundo a lenda, ela teria sido tragada pelas ondas do mar da região.
Dizem que aproximadamente em 1850 ela realizava seus trabalhos nas pedras do costão daquela praia deserta e sem nome. Um dia distraida pela magia do lugar não percebeu o tempo passar e enm a maré subir. Ela foi levada pelo mar junto com suas rendas, que a possibilitaram flutuar até sumir.
Esta história é contada pelas rendeiras da região e por um seu descendente, entretanto sem prova documental, que o nome derive de Joaquina Rosa de Oliveira Costa, filha dos 2os. Barões da Laguna, Jesuíno de Lamego Costa e Leonor Auta de Oliveira. O Barão era senador por Santa Catarina no império, e a família tinha terras na área. Joaquina Rosa casou-se com Antonio Gomes de Mattos Jr., falecido em 1893, considerado o patrono da indústria naval brasileira.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Praia_da_Joaquina
Maré:
De acordo com o site http://www.theplaces.com.br/sc/florianopolis/praia-da-joaquina.html, a praia da Joaquina apresenta ondulação de 0,5 m a 2,5m e ondas de extensão de até 200m.
Cadeirantes surfistas
http://surfadaptado.blogspot.com.br/2011/06/surf-adaptado-no-mundo.html
http://cadeirantesemfoco.blogspot.com.br/2012/06/rodas-no-surf.html
http://andresinhocarioca.blogspot.com.br/2012/08/cadeirante-enfrenta-dificuldade-em-novo_27.html
http://www.youtube.com/watch?v=wnJFxHbsCLk
http://www.youtube.com/watch?v=6x_9JHM1wdg
http://www.youtube.com/watch?v=BHmrFhRwqvM&feature=relmfu






