Estante wave - organização por curvas



















O design paramétrico baseia-se em uma ideia-chave de projetar com código, considerando que a representação geométrica tridimensional dos elementos construtivos é associada a comportamentos específicos ou atributos denominados parâmetros. tal forma de pensar e projetar pauta-se no sistema de gestão de informações e modelagem da construção BIM- Building Information Modeling, que permite a concepção através de Parametrics, uma atitude mental que procura a expressar e explorar relações.
Essa "atitude de espírito que busca expressar e explorar relações", segundo Woodbury, deixa de lado o tradicional processo TOP DOWN ("Em que formula-se um conceito de design geral e, em seguida, refina-se o projeto em níveis sucessivamente mais detalhado" (RAHIM, A. 2009) ) para constituir-se segundo o processo BUTTON UP ("Cada passo no processo remodela e redireciona o próximo (...) Parâmetros são utilizados na geração de formas diferentes, porém com as mesmas características fundamentais" (CELANI, 2003)). Assim, o desgin paramétrico se torna possível graças aos meios digitais, nos quais é possível trabalhar com todos os elementos desde o começo , além de poder alterar e consertar de forma mais integrada. dessa forma, constitui-se como uma concepção e gerenciamento de informações de forma integrada, reutilizável e automatizada.
Como softwares que permitem o desenvolvimento do design paramétrico, tem-se o Rhino (visualização) e o Grasshopper (parametrização e programação). Graças ao Parametrismo, este novo estilo internacional, novas habilidades são desenvolvidas, como pensar com abstração, pensar matematicamente, pensar algoritmicamente, desenvolvimento de um modelo dinâmico. Além disso, torna o processo de projeto mais colaborativo, com a inserção de múltiplos atores trabalhando em conjunto em um software no qual as informações por estarem conectadas anulam a necessidade de revisão.
vista superior
vista superior
vista frontal
vista lateral direita
Pensando em utilizar o design paramétrico para a concepção e projeto de um elemento constitutivo do Abrigo para o cadeirante surfista, concebi uma estante que tivesse formas orgânicas e inovadoras, e que, portante, mantivessem um forte paralelo com a organicidade e formas fluidas da praia, e mais especificamente, do mar.
Partindo do princípio de uma estante baseada em curvas e nichos de formato orgânico, fluido e não regulares, utilizei o comando POLIARC para unir uma série de pontos ( definidos inteiramente no GRASSHOPPER através de suas coordenadas (x,y,z). Então, defini uma superfície com base nesse POLIARC e extrudei a forma no eixo Y para criar profundidade. Depois disso, utilizando a forma já criada, fui regulando os pontos e criando nichos que através do comando de subtração de formas tridimensionais, e posterior intersecção das formas criadas, constituiu o objeto concebido.
A estante WAVE criada servirá substituindo a estante já existente no projeto original, sendo que a original era extremamente retilínea e de formas nem um pouco fluidas e leves.





Perspectivas do objeto
Programação do objeto no Grasshopper
Visualização do projeto no Rhino
Inserção do objeto paramétrico no abrigo original
Relatório técnico
Através desse exercício foi possível extrair outras potencialidades dos softwares de desenho e projeto arquitetônico. pautando-se no design paramétrico foi-nos exigido uma nova forma de pensamento, que pensa no conjunto desde o início e que busca compreender ao máximo as relações entre as partes constitutivas do projeto. Além disso, através do Rhino e do Grasshopper abriu-se um leque de possibilidades de formas, que não mais ficam restritas às formas retilíneas e implicam em uma outra forma de concepção do material e dos meios de construção do projeto realizado.
Apesar de uma certa dificuldade em compreender as diferentes interfaces dos softwares citados e da adaptação à forma de projeto e desenho através de código, foi possível entender como a matemática pode ser útil para a arquitetura, definindo parâmetros fundamentais no projeto.
Por fim, torna-se possível a complementação de softwares, complexificando a gama de relações entre as partes constitutivas do projeto assim como aprofundando o conhecimento e o domínio do projeto por parte do próprio arquiteto.
Tutoriais + aulas: 10h
Concepção do projeto + desenvolvimento: 10h
Organização dos meios de visualização do trabalho realizado: 4h
TOTAL: 24h
Detalhe das curvas dos nichos da estante WAVE
Possibilidades de design complementar ao objeto- cores e estampas

Estante do projeto original- retilínea e não fluida
Materialidade do objeto
Devido à opção de fabricação digital em máquinas de corte a laser, torna-se possível pensar na confecção da estante WAVE em chapas de acrílico branco, devido a cor que transmite extrema elegância e fluidez, e por causa das características do material: alta transmissão de luz ( excelente para a propagação de luzes oriundas do Sol e de sua reflexão na areia e no mar), alta resistência ao impacto, alta durabilidade (aspecto fundamental no ambiente litorâneo), e peso leve (facilitando o transporte e manuseio- entretanto, neste caso, as várias placas unidas no sentido horizontal teriam grande massa ).
Mas também é possível pensar na construção da estante em outros materiais, para outras situações, como chapas de mdf ou até mesmo placas de papelão.











Cotagem do objeto

Montagem final- objeto paramétrico- abrigo-ambiente